Cultura asiática

Mesmo depois de ter estado na Ásia uma vintena de vezes, em diversos países (China, Hong Kong, Macao, Taiwan, Korea, Malaysia, Singapore, Thalland, India, Japan), ainda me surpreendo com algumas características da cultura asiática.

Antes de sair do hotel (estou na lounge da Singapore Airlines, no aeroporto de Taipei) vi, na CNN Asia, a chegada (menos dois, assassinados) dos coreanos que foram feitos reféns do Taliban. Eles deram uma entrevista coletiva ao chegar em Seoul.

Até aí, nada de estranho. O que me causou espécie for ver vários deles pedir desculpas ao país por ter se colocado na posição de permitir o embaraço e o constrangimento de terem sido feitos reféns — e de pedir desculpas ao país pelo incômodo e o trabalho (e, pelo jeito, o dinheiro) necessários para libertá-los. Alguns se comprometeram a trabalhar ainda mais para o país para compensar o tempo e o trabalho gastos na sua libertação.

Os reféns se envergonharam do trabalho que deram ao país — em especial ao governo. E ficaram envergonhados não porque tivessem feito algo que merecesse censura, mas, simplesmente, porque, por descuido ou desatenção, colocaram-se na posição de se deixarem apanhar pelos seqüestradores.

Fiquei pasmo.

No Brasil, milhões de cidadãos dão mais trabalho ao governo e mais ônus aos seus compatriotas não fazendo nada. E ninguém fica constrangido ou envergonhado, muito menos disposto a trabalhar mais para o país para compensar o tempo e o dinheiro gasto com eles. Na verdade, no Brasil há gente dispensando trabalho para não perder uma bolsa não sei o quê.

Fiquei imaginando qual teria sido a reação dos reféns se fossem brasileiros.

Em Taipei, 2 de Setembro de 2007

  1. Pingback: Os Views dos Meus Artigos Aqui, « Liberal Space: Blog de Eduardo Chaves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.301 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: